A informação para as organizações é um dos recursos cuja gestão está diretamente ligada com o sucesso almejado.
As empresas estão cada vez mais buscando informações sobre mercado que atuam para sobreviver a concorrencia global, informações estas que propiciam um profundo conhecimento de si mesma e de sua estrutura de negócio, para facilitar planejamento, organização, gestão e controle dos processos.
"A informação pode ser infinitamente reutilizavel não se deteriora e nem se deprecia e seu valor é determinado exclusivamente pelo seu usuario"
Moresi, considera que as informações devem ser consideradas da seguinte forma:
Informação Critica: necessária à sobrevivencia da empresa.
Informação Mínima: para gestão da organizaçao.
Informação Potencial: almeja o diferencial, a vantagem competitiva.
Entrtanto manter a organização isenta de informações sem interesse ou fora do foco é um desafio que segunfo Moresi é dificil de enfentar.
Importancia das informações para tomada de decisão o diferencia que pode alavancar o sucesso de uma empresa. Normalmente as decisões são tomadas de acordo com os níveis empresariais . Decisões que são tomadas no alto escalão da empresa geram atos cujo efeito é duradouro é mais dificil de inverter, pois são fruto de um planejamento em longo prazo, conhecido como planejamento estratégico. Decisões tomadas em escalões intermediários geram atos de efeito a prazo mais curto e seus resultados servem de para o planejamento e controle gerencial. Finalmente as informações geradas a nível operacional visam alcançar os padrões de funcionamento preestabelecidos.
Esse conjunto de informações possuem um alto valor agregado qu juntos promovem as decisões da empresa pela alta adminstração.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário