quarta-feira, 19 de setembro de 2007

4ª Aula - Sistema de Apoio a Decisão - CRM

Nesta aula a sala foi divida em grupos de debates para expor casos de implantação dos sistemas de apoio a decisão como Data Warehouses e data mining, sistemas empresariais ou os ERP's, o CRM (Gerencia de relacionamento com o cliente).

Meu grupo estudou sobre o CRM (Customer Relationship Management) ou gerencia de relacionamento com o cliente. Este sistema tem por objetivo monitorar os meios de interação com o cliente, extraindo deles informações para análise que servirão como base para conhecer os hábitos e preferencia dos clientes e tentar antecipar suas necessidades, propondo produtos e serviços que sejam de seu interesse.

O primeiro passo para alcançar essa meta é a empresa descobrir ou planejar de que forma ela objetiva alcançar esse objetivo, pois a empresa tem várias visões sobre seus clientes e os dados são mantidos num mesmo sistema de diferentes departamentos da organização.

Os CRM's são projetados para solucionar esses problemas pois capturam e integram dados sobe os clientes por toda a organização consolidando e analisando dados e depois distribuindo os resultados para diversos sistemas e pontos de interação com o cliente.

Meu grupo estudou o caso de duas empresas, a Mercedes Benz e a Saabb, ambas empresas montadoras de veículos que tinham dificuldades de alcançar seus clientes através das várias informações "soltas" pelos diversos departamentos da empresa.

Após implementarem essa solução melhoram em muito as vendas, principalmente no quesito de manter a fidelidade dos clientes da carteira que começaram a conhecer melhor o perfil deles

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