quarta-feira, 19 de setembro de 2007

5ª Aula - Modelos de processos e modelos conceituais de referencia como ferramentas para melhoria organizacioanal e de sistemas automatizados de apoio

Nesta aula tivemos a presença do Sr. Giancarlo Guizzardi, palestrando sobre Modelos de processos e modelos conceituais de referencia como ferramentas para melhoria organizacioanal e de sistemas automatizados de apoio.

Foi discutido a importancia e necessidade das empresas se modernizarem para facilitar os processos organizacionais.

Entretanto as organizações passam por vários obstáculos neste processo como: dificuldade de passar informações para serem colocadas nas soluçoes, neste momento surge a figura do engenheiro de requisitos sente embaraço na hora de levantar as informações necessárias para elaborar o programa (implementação), etc..

Em geral as pessoas não sabem como passar a real informação para o engenheiro de informação,ou seja, aquilo que realmente necessitam para que o programe se encaixe no perfil desejado da empresa.

O usuário ao criticar/conhecer um programa só vê a interface do sistema, o mercado ainda não encontrou uma forma de passar ao responsável pela criação da solução uma forma pratica e eficiente de passar essas informações.

Alguns desafios foram citados como relutantes na implentaçao de soluçoes operacionais como:
- Interoperabilidade;
- Desenvolvimento de novas funcionalidades de forma ágil e com reutilização;
- Aderencia dos objetivos do negócio;

Outros pontos importantes debatidos na aula foram a necessidade de comunicação entre os sistemas, utilização de coisas de maneira faci sem sair do problema e ter em mente que se o sistema existe é porque tem que apoiar algum serviço que a organizaçao oferece, além contribuir para realizar o trabalho em menor tempo, com qualidade e organização.

Nenhum comentário: